igrejaesporte
igrejaesporte
igrejaesporte

Estrutura

O Vaticano possui dois departamentos dentro de dois Pontifícios Conselhos que tratam sobre a interação da Igreja com o mundo dos esportes. Isto demonstra a preocupação da Santa Sé em estar presente onde o ser humano está presente para poder ajudar em sua evolução humana e espiritual.

Pontifício Conselho para os Leigos – Seção Igreja e Esporte

Para garantir que a santase_clericalcupnossa Igreja também se expresse no mundo dos esportes, como uma parte importante da cultura contemporânea, o Santo Padre João Paulo II instituiu em 2004, a sessão “Igreja e Esporte” no Pontifício Conselho para os Leigos, com os seguintes objetivos:

  • Ser um ponto de referência na Igreja para organizações nacionais e internacionais esportivas;
  • Sensibilizar as igrejas locais para a importância da pastoral do esporte dos ambientes esportivos, incentivando a cooperação entre associações esportivas católicas;
  • Promover uma cultura do esporte, como um meio de trazer o crescimento integral da pessoa ao serviço da paz e da fraternidade entre os povos;
  • Promover o estudo de questões específicas relacionadas com o desporto, particularmente do ponto de vista ético;
  • Organizar e apoiar as iniciativas que incentivam o testemunho cristão por esportistas.

Pontifício Conselho para Cultura – Sessão Esporte e Cultura

culturaO departamento “Esporte e Cultura” do Pontifício Conselho para a Cultura busca ouvir e tentar compreender o mundo dos esportes no que diz respeito a sua dinâmica e valores. Por isso,  departamento busca não só falar com o mundo do esporte, mas também trazer para a Igreja o eco das grandes aspirações culturais do mundo, aprofundando as suas expectativas e explorar novas vias de diálogo cultural contemporâneo, com seus protagonistas.

  • Alinhado com os principais objetivos do Conselho Pontifício para a Cultura, portanto, os objetivos do departamento de “Esporte e Cultura ” são:
  • Reunir a mensagem salvífica do Evangelho e o mundo dos esportes, a fim de abri-lo ainda mais para a fé cristã, o que cria a cultura.
  • Incentivar a utilização do desporto como um recurso educacional e ferramenta para o desenvolvimento cultural dos povos.
  • Junto com outros departamentos da Santa Sé neste setor, estabelecer relações com os organismos desportivos internacionais e com associações desportivas católicas.
  • Facilitar o diálogo com a Igreja-Universidade com as pessoas de esportes, centros esportivos e organizações, e promover encontros significativos entre esses mundos culturais.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Encontra-se em discussão na CNBB uma proposta de criação de uma sessão para cuidar do tema esportivo em nosso país. Ainda não sabemos bem como vai ser isso, mas as conversas estão sendo analisadas com cuidado.

Pastoral do Esporte da Arquidiocese do Rio de Janeiro

pe_rioA Pastoral do Esporte da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro é uma área da arquidiocese que cuida da interação entre a Igreja com o mundo dos esportes e que tem como seu principal objetivo a evangelização pelo esporte.

Com a reformulação da Pastoral em 2012, a pastoral dividiu as funções, sendo a Assessoria Arquidiocesana da Pastoral do Esporte, tendo como assessor o Padre Marcus Vinicius, responsável pela gestão e auxílio na implantação de novas pastorais do esporte nas paróquias e o Departamento de Eventos Esportivos, tendo como responsável o Padre Leandro Lenin, que cuidará da organização de eventos católicos esportivos ou ligados ao esporte, além de representar a Arquidiocese nesses eventos.